• Marketing

Máquina de Encadernação – Conheça alguns modelos

Atualizado: Fev 27



A partir do momento que o pergaminho foi substituído pelo papel, a encadernação passou a ser o método mais utilizado para organizar folhas de papel, o que facilita o manuseio e a proteção.

No século XIX, foi a época de grande volume de produções por conta da inovação tecnológica, e a disseminação do ensino público, que consequentemente aumentou o número de leitores no mundo, o que gerou uma grande necessidade de produzir mais em menos tempo.


Graças a essa evolução, hoje é possível contar com equipamentos como a máquina de encadernação, que agiliza o processo de forma rápida e fácil, algo que qualquer pessoa pode realizar.

Conhecida também como encadernadora de furo redondo, é a mais comum e muito utilizada na produção de apostilas, bloco de anotações, cadernos escolares. É possível encontrar diversos modelos dessa máquina a exemplo:

A4

Modelo compacto, medida de 26x34 cm, muito eficiente, possui margem para auxiliar na furação e esquadro para auxílio referente a quantidade de folhas que deseja encadernar, fura até 15 folhas por vez de 75g/m², faz 49 furos na folha.

A4/Ofício

Com características semelhantes a máquina A4, a diferença entre elas, é a quantidade de furos que a Ofício faz, em média 54 furos na folha, e seu tamanho é de 37x38cm.

A3

Este modelo é vantajoso para quem precisa fazer encadernações maiores, não fica limitada somente aos tamanhos A4/Ofício, faz 70 furos na folha, fura até 20 folhas por vez de 75g/m², tem margeador, gaveta de resíduos.

Muito utilizada na produção de agenda personalizada, caderno personalizado, bloco, calendário, ou qualquer outro produto que requer um diferencial, elegância e sofisticação.


Conhecida como encadernadora de furo quadrado, fabricadas no passo 2x1 e 3x1 que são os espaços entre os furos, e cada modelo permite encadernar uma quantidade de folhas específica. A 3x1 encaderna de 25 a 110 folhas de 75gr, e a 2x1 encaderna a partir de 110 folhas até 270 folhas.


Este modelo de máquina, é necessário usar o insumo como wire-o, fura em média 15 folhas por vez de 75g/m², tamanho 330 x 365 cm, faz uma média de 25 a 38 furos na folha tamanho A4/Ofício.


Indicamos o modelo conjugado, pois fura e fecha o wire-o, o que simplifica e economicamente é mais vantajoso, já que não será necessário comprar 2 equipamentos.

Um equipamento fabricado com a finalidade de agilizar o processo de encadernação, muito utilizado em empresas, escritórios. Por ser um método rápido e simples, que não necessita de espiral ou wire-o, a encadernadora térmica faz a união das folhas através do método quente.


É necessário utilizar capas térmicas que possui uma cola na lombada, que ao colocar as folhas na capa e depois na máquina, que deve estar quente e pronta para uso, a cola derrete e fixa as folhas.

Temos um artigo em nosso blog que ensina o processo de encadernação térmica.

Esse modelo de equipamento é recomendado para quem tem um volume grande de produção, é um equipamento pesado, mas muito eficiente, a encadernadora elétrica, fura em média 25 folhas por vez de 75g/m², e o acionamento é por pedal o que agiliza e traz rapidez no processo.

É importante conhecer os modelos de máquina de encadernação, principalmente se você tem interesse em começar algo nessa área, dessa forma o processo de escolha fica mais claro e o investimento será bem feito.


Prefira sempre equipamentos que te ofereça garantia e suporte.


Este artigo te ajudou?

Deixe suas dúvidas e sugestões nos comentários


Até Breve :)


509 visualizações

Contato

(11)95841-6811

(11) 4280-5073

2018 - CPM OFFICE COMÉRCIO DIGITAL

Todos os direitos reservados