• Marketing

Algumas dicas de como fazer Agenda Personalizada

Atualizado: 5 de Dez de 2019




Apesar das facilidades tecnológicas que surgiram e ainda surgem como, celulares, smarthfones, tablets, que tem em seu sistema, bloco, agenda ,planilhas a fim de auxiliar as pessoas a se planejarem melhor, ainda existe pessoas que preferem o uso dos materiais impressos no seu dia a dia, ou por paixão ou por necessidade e costume.

E justamente pelos avanços e mudanças ocorrendo o tempo todo, o ramo de papelaria e encadernação vem se desenvolvendo e inovando, algo que é necessário para não ficar para traz.

Hoje, existem empresas que se dedicam e acompanham essas mudanças, criando e comercializando máquinas, equipamentos e desenvolvendo técnicas que facilitam a produção e a criação de novos produtos.

Nesse artigo vamos dar algumas dicas dos materiais que você precisa para começar, e como fazer uma agenda personalizada.

Encadernadora de Wire-o

Guilhotina simples ou uma Semi industrial;

Plastificadora

Wire-o

Miolo;

Capas

Computador

A encadernadora que vamos ensinar a fazer agenda é a de wire-o, pois são as mais utilizadas, são manuais conjugadas e com eliminadores de furos, já fazem a furação das folhas e o fechamento do wire-o, dessa forma é possível personalizar a furação que deseja, e deixar seu produto ainda mais sofisticado e diferente, esse modelo de encadernadora, corta 15 folhas de 75g/m² por vez.

Nesse caso para produzir agendas, a encadernadora de wire-o que vai usar é a de passo 2x1, que permite encadernações a partir de 110 folhas até 270 folhas.



1 Fazendo o corte do Miolo


Após definir o tamanho da sua agenda, você vai precisar fazer o corte das folhas e para isso, é necessário usar uma guilhotina;

I - Se sua guilhotina for mais simples, posicione as folhas de acordo com o tamanho que deseja e o máximo permitido de folhas, ajuste a margem e baixe a alavanca;

II - Caso opte por uma semi-industrial, primeiro posicione as folhas conforme o tamanho, faça o ajuste para fixar as folhas, isso é necessário porque nesse modelo de guilhotina você pode cortar uma quantidade maior de folhas, destrave o facão e baixe a alavanca.

A guilhotina simples, é possível encontrar no modelo que faz corte entre 10 a 20 folhas, e a semi-industrial realiza corte a partir de 30 até 400 folhas de 75gr.


2 Furando as folhas


Antes de iniciar a furação das folhas, faça o teste com 1 folha para posicionar corretamente a furação, ajustando a margem e evitando o meio furo;

I-Posicione as folhas utilizando o margeador que fica posicionado a esquerda da Encadernadora, respeitando o limite da encadernadora;

II-Escolha a quantidade de furos que deseja e fazer, e se desejar, elimina os que forem necessários puxando o pino para cima;

III-Baixe a alavanca, fazendo as furações de 15 folhas por vez, se utilizar folhas com mais espessura essa quantidade diminui.

IIII- A furação das capas, se for utilizar capas rígidas com uma espessura maior, fure somente 1 por vez, recomendamos furar capas de até 2mm, se for capa mais maleável, pode realizar o corte de mais folhas, dessa forma irá preservar o corte da sua máquina de encadernar;


3 Encaixando o Wire-o


Importante lembrar que na utilização do wire-o é necessário saber a altura total da sua encadernação, pois cada um tem um limite, para isso utilize uma régua e identifique na máquina o mais indicado que possui uma tabela indicando o tamanho do wire-o, e a quantidade de folhas.

Esse modelo Encadernadora, possui o encaixe do wire-o na parte da frente da base, o que vai auxiliar na hora do encaixe das folhas.

I- Encaixe o Wire-o no local específico, e vai colocando as folhas;

II- Para fazer o encaixe das capas, você junta-las com as parte frontal uma com a outra ( capa e contracapa) dessa forma quando finalizar o encaixe das folhas, o detalhe do fechamento do wire-o fica interno (no meio da encadernação), deixando um acabamento melhor na agenda.


4 Fechando o Wire-o


I- A encadernadora manual conjugada, possui as marcações para o fechamento na parte de traz, regule de acordo com o tamanho do wire-o;

II- Coloque a agenda com o wire-o para baixo, puxe a alavanca e faça o fechamento total;


Para fazer as capas você pode fazer a impressão da folha e fazer a plastificação usando o polaseal e uma plastificadora, se for capas mais rígidas vai precisar encapar e fazer a laminação com bopp, esse processo é necessário para proteger a capa.

Para entender melhor, temos artigo no Blog que ensina o processo.


Este Artigo te ajudou?

Deixe nos comentários, dúvidas e sugestões


Até a próxima :)



507 visualizações1 comentário

Contato

(11)95841-6811

(11) 4280-5073

2018 - CPM OFFICE COMÉRCIO DIGITAL

Todos os direitos reservados